Maquinas ligadas à Agroindustria

Colheitadeira no Brasil 

O Brasil fabrica diversos tipos de colheitadeiras mecânicas voltadas para a produção da cana de açúcar. As principais empresas responsáveis pelas fatias do mercado mundial são a Santal, Civemasa Implementos Agrícolas e Case (brasileiras, sendo esta última a maior, com fábrica na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo), além da John Deere (com sede na Louisiana, Estados Unidos). Hoje, o País é plataforma de exportação deste tipo de máquina.
De forma geral, a colheitadeira menor não sai por menos de R$ 400 mil no mercado, sendo capaz de substituir cinquenta cortadores de cana. Uma de grande porte faz o trabalho de 100 a 150 trabalhadores, sendo capaz de cortar quinhentas toneladas de cana por dia. Mas junto a estas máquinas é preciso, para uma utilização adequada, uma estrutura de colheita que envolve caminhão-oficina, caminhão-pipa, tratores com transbordo e caminhões com carrocerias apropriadas para o transporte da cana. O investimento inicial pode ultrapassar os R$ 2 milhões.
                                                               ADM: JHONATAN 

Roçadeiras e esmeris: entenda o que são e para que servem.


Existem tantas ferramentas com nomes diferentes que fica difícil saber para que cada uma delas serve. Com a ajuda de uma roçadeira ou de um esmeril, por exemplo, você pode poupar muito esforço, sabia? Conheça um pouco mais sobre esses equipamentos e veja como eles podem dar uma ajudinha para você.
A roçadeira é uma máquina agrícola geralmente usada para roçar pastagens e cortar forragens. Como possui uma lâmina de ferro, ela consegue cortar vegetações mais resistentes, ao contrário de equipamentos com fio de nylon.
O modelo mais comum utiliza um motor movido à gasolina para funcionar. Esse tipo de roçadeira é ideal para quem vai usá-la para atividades em um espaço amplo, como roçar pastos e lotes ou cortar pequenos caules de árvores, pois ele não usa fios.
A Roçadeira à Gasolina GR430, da Terra Equipamentos, é um exemplo que conta com motor e é movida a combustível. Ela tem autonomia de, aproximadamente, uma hora de uso com o tanque cheio. O aparelho vem com uma lâmina de três pontas, um conjunto de ferramentas, uma fita ergométrica de três pontas e um dosador de combustível.
Mas, se você vai usar este equipamento apenas para aparar o gramado do seu jardim, você pode preferir uma roçadeira elétrica, como a RE1000, da Tramontina. Com um motor de 1.000 W de potência, ela possui lâmina em aço cromo vanádio temperado e carretel com duplo fio de nylon. A máquina ainda tem um sistema de fixa-cabo, que impede que o fio se desconecte da tomada acidentalmente.
Já o esmeril é um equipamento formado por uma pedra dura que gira presa ao eixo de um motor elétrico, fazendo-a se movimentar em alta rotação. Ele serve para retirar material de superfícies, como afiar ferramentas, tirar rebarbas de uma peça forjada ou serrada, arredondar cantos de peças, entre outras funções.
Se você trabalha em uma oficina, cutelaria ou serralheria, você deve precisar fazer o desbaste em peças, ou seja, tornar os objetos menos espessos ou grossos, ou afiar ferramentas. Para isso, nada melhor que um moto esmeril de bancada, como o ME-6, da Ferrari, que tem um motor com 357 W de potência. O aparelho conta com chave seletora de voltagem, protetor visual e peça de apoio ajustável.
                                                                                                                      ADM: TÚLIO R. 
MOTONIVELADORA

Motoniveladora é uma máquina utilizada em obras de contrução civil de ampla escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nívelamento de estradas ou patamares.
Consiste em um veículo em geral com 6 rodas, e uma lâmina horizontal ajustável (horizontal, vertical e ângulo) através de braços mecânicos e/ou pistões hidráulicos e engrenagens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário